Serviços

Atividades Clínicas

Atendimento domiciliar no pós parto

“É importante cuidar de quem está  cuidando”

As primeiras semanas do pós-parto são um momento sempre delicado para os novos pais, que não raro se sentem isolados, cansados, desamparados face a um bebê que eles não compreendem ainda, que não mama bem ou chora muito. Este momento, de relativa solidão, contrasta com os cuidados e a atenção recebidos pelos pais durante a gravidez e na maternidade, deixando, por vezes, um sentimento de abandono.

Devido à dificuldade da mãe sair de casa nessa fase, acreditamos que ir até ela para ouvi-la e compreendê-la em seu próprio ambiente é fundamental para o desenvolvimento do trabalho.

Nossa proposta é acompanhar as famílias in loco, dando-lhes um suporte que aponte êxitos, resolva dúvidas, desate pequenos “nós” antes que virem grandes inseguranças e angústias. Buscamos também construir estratégias que ajudem a mãe a refazer as pontes com o mundo que a cerca, sugerindo pequenas intervenções que recuperem sua autonomia.

Além dos recursos de atendimento psicológico utilizamos a técnica do acompanhamento terapêutico (AT), caracterizada por setting flexível – o atendimento acontece no local mais conveniente para família: na residência, no hospital, no parque, etc. –, de acordo com a demanda.

A escuta clínica, especifica da técnica psicológica, fomenta um ambiente acolhedor e propício para que questões do campo emocional possam emergir e ser cuidadas.


Atendimento psicológico no consultório

Como já visto, a chegada do bebe é transformadora e processos intensos e profundos irrompem: filhas que se tornam mães, filhos que se tornam pais, pais que se tornam avós…Com essas mudanças pode vir a necessidade de se poder contar com um espaço preservado em relação à família, onde se possa falar livremente do que se está sentindo para alguém cuja capacidade de escuta é especializada. O atendimento em consultório é destinado para família na fase em que os cuidados com o bebê permitam saídas de casa. Ele pode ser para mãe, pai, avô, avó, ou irmãos.


Grupo de gestantes

O grupo de gestantes são encontros com mulheres grávidas que estão com a mesma idade gestacional, e são levadas a pensar sobre temas como o parto, o pós-parto, amamentação, os cuidados do bebê, a relação conjugal, e tantas outras questões geradas pela chegada do filho. Essas conversas possibilitam que as mulheres possam trocar experiências, dúvidas e ansiedades com outras gestantes, sendo um lugar de apoio emocional e prático. Os encontros são realizados uma vez por semana durante 1h30min e acontecem em dia combinado com o grupo de acordo com a disponibilidade de cada mulher.


Curso Preparando o Ninho

O curso “Preparando o Ninho” é voltado para casais grávidos, e tem como objetivo ajudar os pais a se prepararem para as mudanças que vêm com a chegada de um bebê.

O curso trata de assuntos como: parto – onde os casais podem entender o processo do trabalho de parto e como o homem pode auxiliar a mulher nesse momento; Outro assunto é o pós-parto – onde conversamos sobre como se organizar e compreender as dificuldades que virão; Amamentação – explicando as principais queixas e os cuidados necessários para que ela aconteça; e Cuidados com o bebê  –  onde os casais podem entender as reais necessidades do bebê, e aprender na prática como cuidar de um recém nascido.

O curso ocorre em 2 encontros, e aborda questões práticas, como o banho de banheira, banho de balde, troca de fraldas, slings (carregadores de pano), até questões emocionais – do que um bebê precisa, a importância do contato mãe-bebê, a formação do vínculo afetivo com os pais e o papel do pai.